Os negócios no mercado de corretagem de seguros estão em alta nos últimos anos e tendem a continuar crescendo. Segundo um estudo da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), esse nicho cresceu 7,5% no Brasil em 2018, o que se deve à recuperação gradativa da economia. Se você quer saber como montar uma corretora de seguros, é fundamental observar alguns fatores para aumentar as chances de sucesso do seu empreendimento.

Esse segmento é bastante diversificado, uma vez que você pode trabalhar desde com seguros residenciais até com seguros de vida. Isso significa que há muitas opções para aumentar os seus lucros.

Quer se tornar um empreendedor no mercado de corretagem? Confira, a seguir, as melhores dicas de como montar uma corretora de seguros!


Como analisar o mercado de seguros?


Realizar uma análise de mercado é o primeiro passo para entender como montar uma corretora de seguros. Todo negócio iniciado do zero requer um know-how aprofundado sobre o funcionamento do setor, os seus produtos, as regras e as estratégias.

Os corretores compõem o elo entre o cliente e a seguradora, realizando a venda e a renovação das apólices. Assim, o esforço de captação e a qualidade do atendimento impactam bastante os resultados de lucratividade.

Com isso, você precisa analisar as formas de abordagem e entender como encontrar os clientes. A rede de relacionamentos é fundamental para o sucesso de uma corretora de seguros.

Busque também conhecer os diferentes tipos de seguro para definir o portfólio de produtos. O ideal é segmentar o seu negócio, pois a especialização aumenta as chances de se destacar no mercado. Para isso, aposte nos seguros que mais se alinham com o seu perfil de empreendedor.

Nesse sentido, é importante estar atualizado quanto às tendências do segmento. Quais são as formas mais modernas de realizar as atividades do setor? Há tecnologias que aceleram os resultados? Quais são as redes que proporcionam abrir uma franquia? Essas são apenas algumas perguntas que você deve fazer.

Como abrir uma corretora de seguros?

1. Obtenha a autorização para atuar como corretor de seguros


Em primeiro lugar, o proprietário ou o corretor responsável por vender os seguros deve se habilitar na Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), o que o autoriza a trabalhar na área. Para tanto, é necessário contatar a instituição e fazer a sua candidatura, levando em consideração os requisitos exigidos para a concessão da habilitação.

2. Monte um plano de negócios

Independentemente do tipo de atividade, o plano de negócios é uma ferramenta de suma importância para novos empreendimentos. Esse processo tem que contemplar a situação em que o investimento será feito e como ele se relaciona com as ações do mercado.

Elabore o seu plano de forma objetiva e realista, visando a descobrir qual é a melhor opção de aporte financeiro para montar a corretora.

3. Faça um planejamento estratégico

O planejamento tem a finalidade de conectar a avaliação dos serviços oferecidos, os conhecimentos específicos do nicho e a ação da corretora de seguros. Para construí-lo, é indicado analisar os desafios que podem surgir e, posteriormente, conciliar as ações da empresa com as necessidades advindas das demandas do público-alvo. Alguns fatores que você deve definir para esse negócio são:

  • Os ramos de seguros que a corretora comercializará;
  • As seguradoras com as quais você se relacionará;
  • O mercado de clientes que deseja atingir;
  • A sua forma de atuação.


4. Defina a localização

Sem dúvidas, a localização é um fator determinante para o sucesso de uma corretora de seguros. Essa questão se torna ainda mais relevante quando você recebe os clientes na empresa, em vez de visitá-los ou negociar por telefone ou pela internet.

É essencial que o local ofereça fácil acesso para o seu público e que o espaço seja bem estruturado, contando com todos os equipamentos necessários para a sua operação. Prefira salas comerciais que estejam próximas de estacionamentos, bancos, cartórios e demais serviços que colaborem para a sua empresa.

5. Pesquise os concorrentes na região

Tenha bastante atenção quanto a essa questão. Afinal, o ideal é que a região escolhida para instalar a corretora não esteja saturada, mas também é interessante ter outras corretoras, uma vez que isso atrai mais clientes.

Pensando nisso, pesquise quais são os concorrentes locais, como eles atuam e o que oferecem e deixam de oferecer. Desse modo, você pode estudar como se diferenciar das demais corretoras.

6. Escolha uma boa estrutura física

Além de aspectos da região, a estrutura física do imóvel escolhido também deve ser condizente com as necessidades. O espaço precisa ter um tamanho apropriado para comportar a equipe, os equipamentos e os móveis. Além disso, precisa fornecer o conforto ideal para receber e atender aos clientes.

O ideal é que haja mesa para cada um dos colaboradores responsáveis pelo atendimento. A estrutura organizacional também pode ser levada em conta. A dica é separar os ambientes entre comercial, financeiro e gerência.

Lembre-se ainda de que o seu negócio pode crescer. Por isso, é interessante escolher um ambiente expansível para futuras necessidades. Do contrário, considere trocar de imóvel posteriormente.

7. Capacite a sua equipe
O bom atendimento é característica imprescindível no ambiente de corretagem. A equipe precisa ter tino para se relacionar bem com os clientes e entender as suas necessidades. Nesse sentido, precisa ter o conhecimento adequado para passar informações sobre os serviços e apresentar as soluções indicadas para os problemas.

Não espere que o seu colaborador chegue sabendo de tudo. É necessário treiná-lo, até para que ele se adapte às regras da empresa. A capacitação de funcionários é uma forma de garantir a qualidade do negócio, mas eles também devem estar habilitados para realizar o atendimento.

Na hora da contratação, verifique se o colaborador tem a documentação para atuar no setor. Isso inclui a Habilitação para Corretor de Capitalização e Seguros de Vida e Previdência e a Habilitação para Corretor de Capitalização.

8. Aplique economia de escala
O conceito de economia de escala engloba todas as estratégias para reduzir o custo médio do produto a partir dos custos fixos. A ideia é de que quanto maior é o volume produzido, menor é a média dos gastos. Isso impacta também o preço dos produtos, que pode se tornar menor.

Essa é uma maneira inteligente de oferecer descontos para os clientes. E como isso influencia a forma de abrir uma corretora de seguros? Simples: você pode criar pacotes especiais. Quanto mais produtos o seu cliente solicitar, melhor fica a oferta. Com melhores condições comerciais, a sua corretora tem mais chances de aumentar as receitas.

Quais são os benefícios de adquirir uma franquia de corretora de seguros?

Para quem quer empreender, mas quer ter mais praticidade e segurança ao montar o seu negócio, a melhor alternativa é adquirir uma franquia, uma vez que essa modalidade de empreendimento traz esses e diversos outros benefícios.

Isso porque a franqueadora ajuda os seus franqueados em todas as etapas da abertura da unidade, dando suporte para montar o seu plano de negócio, elaborar o planejamento estratégico, definir a melhor localização e estudar a concorrência. 

O acesso às ferramentas que a franqueadora disponibiliza também faz diferença para começar mais preparado para uma rentabilidade crescente. Na Vida de Ouro, por exemplo, você tem um canal de comunicação direto com os sócios, sistemas de cálculo e gerenciamento de carteira, além de um suporte diferenciado. Com isso, você vai trabalhar no cenário mais favorável possível para a sua atividade, tendo mais chances de ser bem-sucedido. 

Agora que você sabe como montar uma corretora de seguros, já pode dar início à realização do seu sonho e conquistar a sua independência financeira com o seu negócio próprio.

Que tal investir no modelo de franquia? Entre em contato com a Vida de Ouro e conheça mais sobre o nosso serviço!