Como escolher franquias com retorno crescente Confira 4 dicas

O retorno de investimento ajuda a identificar se o negócio tem bons resultados e se as estratégias estão adequadas. Quem acompanha esse indicador tem uma ferramenta importante para garantir e direcionar o negócio rumos ao sucesso. Mas quem ainda vai empreender também pode usá-lo para identificar franquias com retorno crescente, como acontece com a corretora de seguros.

O cálculo do índice resulta em uma portagem que utiliza a redução da receita pelo custo. Basta aplicar a seguinte fórmula, considerando que ROI é o retorno sobre o investimento.

ROI = (RECEITA – CUSTO) x 100

As franquias são formatos de negócio estrategicamente favoráveis ao empreendedor, porque conseguem fornecer esses indicadores de forma prévia. Ou seja, não é necessário esperar que a sua empresa esteja funcionando para ter uma prévia dos valores. Confira a seguir 4 dicas de como escolher franquias com retorno crescente!


1. Pesquise sobre a empresa

Durante as negociações, a franquia oferece a Circular de Oferta de Franquias (COF). Esse documento é um ponto de partida para conhecer a marca, seus produtos, as taxas, entre outros detalhes.

Porém, não se baseie apenas na documentação para identificar o potencial da franquia. Há várias formas de consultar o sucesso da marca, bem como sua reputação no mercado. Fontes como o Reclame Aqui, redes sociais e reportagens em veículos midiáticos também trazem insights para entender as chances de sucesso.


2. Pergunte a outros franqueados

Outra fonte para identificar franquias com retorno crescente são os próprios franqueados. Você pode visitar lojas da marca para conversar com outros empreendedores e conhecer suas experiências no mercado.

Eles podem agregar informações na prática, relatando como é o funcionamento no dia a dia, o relacionamento com os clientes e a qualidade do suporte oferecido pela franqueadora. A COF vem com o contato dos franqueados e até de quem já não é mais um parceiro da rede. Dessa forma, você consegue entender também o ponto de vista de quem não teve sucesso com uma unidade.


3. Analise a estrutura

A estrutura e o local de funcionamento são importantes para atrair o público certo e garantir resultados. A rede pode apresentar ótimos resultados, mas o sucesso também depende do ponto comercial.

Se você já sabe onde quer atuar, deve verificar se uma franquia tem capacidade para operar na região. A infraestrutura precisa comportar as necessidades do negócio. Se você identificar que a rede tem dificuldade para se firmar na região, é melhor buscar outra opção ou então reconsiderar a localidade.


4. Conheça seu perfil de empreendedor

As franquias com retorno crescente não dependem somente do suporte ou do local de atuação. O perfil de empreendedor conta muito para garantir bons resultados. Você precisa ter identificação com o negócio para que haja um fluxo condizente.

Isso inclui estar de acordo com as regras de funcionamento, além de estar disposto a incorporar o know-how da rede para fazer o negócio vingar. Se você tem um perfil muito inovador, pode ter mais dificuldade para se adaptar. Afinal, mudar processos e padrões já testados pela marca pode gerar situações problemáticas e tirar o negócio da rota do sucesso.

As franquias com retorno crescente, então, dependem não só da experiência prática da rede, mas do próprio investidor. Considere as dicas que apresentamos e lembre-se de verificar a rentabilidade do negócio. Afinal, o ROI é o objetivo central de qualquer negócio!

Agora que você já sabe como escolher franquias com retorno crescente, que tal aprender a identificar franquias rentáveis antes de investir?